segunda-feira, 18 de agosto de 2008

A modernização do crédito ao consumidor


Segundo o site www.serasa.com.br, historicamente, no Brasil, um único registro de inadimplência episódico, por menor que fosse, podia impedir o crédito no comércio e em instituições financeiras. Hoje, com a nova cultura de informações positivas introduzida pela Serasa, quem concede crédito ou vende a prazo vai considerar o hábito de pagamento do consumidor para avaliar o risco e decidir o crédito.

A Serasa nasceu em 1968 de uma ação cooperada entre bancos que buscavam informações rápidas e seguras para dar suporte às decisões de crédito. A atividade da Serasa era centralizar os serviços de confecção de ficha cadastral única, compartilhada por todos os bancos associados, com redução de custos administrativos para os bancos e cidadãos.

Elas precisam de informações baratas e seguras para decisões de crédito, antes privilégio somente de grandes corporações. As informações da Serasa ajudam as empresas a vender e a comprar, diminuindo os riscos comuns nesses negócios. Como principal empresa do País e uma das maiores do mundo, a Serasa facilitou 3,5 milhões de negócios por dia, em 2005.

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