segunda-feira, 18 de agosto de 2008

O poderoso Poder de Compra da baixa renda no Brasil


Segundo Alessandra Gimenez, no site http://www.fashionbubbles.com/2008/, o nosso país, como não é novidade para ninguém, tem uma grande desigualdade social na distribuição da renda. O que chama atenção é a participação da classe de baixa renda no mercado de consumo chegando a representar 65% dos lares brasileiros. O incrível é que esta população que engloba as classes C D e E, movimenta aproximadamente 512 bilhões de Reais por ano.

Por exemplo, produtos como cosméticos antienvelhecimento, cremes masculinos de limpeza e hidratação, filtro solar e produtos para cabelos ganham participação cada vez maior na lista de compras do consumidor de baixa renda. No Wal-Mart, o crescimento do consumo deste segmento é observado pela migração da compra de produtos básicos para os de preços intermediários. Em tratamento corporal, a rede registrou incremento de 13% nas vendas para as classes C e D. Elas migraram de cremes básicos para produtos de cuidados especiais, como os anticelulite e de autobronzeamento. É a conseqüência do amadurecimento do mercado, os consumidores estão mais exigentes e com maior poder de compra.

Um comentário:

Anônimo disse...

Entre os brasileiros de baixa renda, também há otimismo: 33% acreditam em um poder de compra maior, enquanto 20% acreditam que será bem maior.
Apenas 1% dos entrevistados de classe média acreditam que o poder de compra nesse ano estará bem menor do que em 2007, enquanto 11% acreditam que estará menor. Entre os cidadãos de baixa renda, 3% disseram que o poder de compra será bem menor e 16% responderam que será apenas menor.
Muito bom o trabalho.